Entenda a diferença entre cerimonial, consultoria e assessoria de casamento

Onde entra cada serviço – e qual se aplica às suas necessidades – com uma dica de Julyany Ventura

Quem casa quer… A cerimônia perfeita? Uma festa que encante os convidados? Um momento intimista? Tranquilidade no grande dia? Os desejos podem até variar, mas, uma coisa é certa: ninguém quer preocupação ou imprevistos em seu casamento.

E como a organização desse evento não envolve apenas sonho, mas muitas responsabilidades, é preciso saber onde se precisa de ajuda – para que ela não se torne outra dor de cabeça. É aí que entram os serviços de assessoria, consultoria e cerimonial: para tirar essa preocupação dos noivos.

É claro que, para cada casal, os desejos e, principalmente, a disponibilidade para atendê-los mudam muito! Para que tudo corra como esperado, o trabalho pode ser maior do que você imagina. Veja os diferentes papéis dos profissionais da organização de casamentos e entenda onde cada um pode atuar:

 

Cerimonial

O cerimonial é aquele que executa o serviço no dia do casamento, e que começa a trabalhar em um momento mais próximo ao evento. A empresa responsável por essa tarefa coloca as mãos na massa durante o evento. Nessas mãos você coloca também a responsabilidade pelo andamento da celebração e da festa, coordenando os fornecedores, entradas, rituais e o que mais for necessário organizar – ou resolver – no dia do casamento.

Confirmação com os fornecedores, organização do cortejo e alinhamento entre todos os envolvidos na cerimônia fica por conta do cerimonial. O cerimonial é sempre a referência para que tudo ocorra da forma como foi combinado – e sonhado – por tanto tempo. Conferência e coordenação dos profissionais contratados, recepção dos convidados, tomada de decisões e até mesmo o apagamento de “incêndios”… Toda a logística do grande dia.

 

Consultoria
Quando você procura um profissional qualificado para te aconselhar e sugerir melhorias em qualquer área de atuação – seja nos negócios ou no seu casamento – chamamos de consultoria.

Neste serviço entram opiniões e sugestões profissionais, experiência de mercado e know-how especializado. Pensando na ansiedade e expectativa dos noivos durante a fase pré-casamento, não é surpresa que seja necessário procurar uma consultoria para que tudo dê certo no final.

Normalmente, o casal contrata a consultoria procurando por um apoio nas ideias, na otimização dos custos e melhor aproveitamento das possibilidades que podem agregar ao casamento. Ou seja, para resolver esses problemas de forma mais pontual. A principal diferença deste serviço para uma assessoria é que ele não chega a implantar essas soluções, e seu papel está mais centrado na orientação do quê (e como) fazer. Além disso, a consultoria pode ser contratada por demanda, por hora, à parte dos outros serviços já acertados.

 

Assessoria
“Por onde começar?” A assessoria te ajuda a, primeiramente, responder a essa pergunta. O trabalho de um assessor está nos bastidores do pré-evento, para conciliar ao máximo as expectativas do casal com o que será executado no dia. É “ajustar” um sonho para que ele caiba no seu bolso, na sua data e na sua realidade, respeitando seus gostos e preferências.

A assessoria pode vir em várias formas, parcial ou total, mas utiliza toda a expertise de quem conhece o mercado para aproveitar os recursos e sugerir os fornecedores mais adequados para o casamento. O profissional desta área identifica, através do perfil do casal, os melhores caminhos para transformar expectativas em realidade. A partir daí, arregaça as mangas e começa a trabalhar com orçamentos, agendar reuniões, participar de visitas e apoiar todas as decisões dos noivos.

Integrando todos os vários serviços do evento, a assessoria parte de um planejamento que busca respeitar o sonho do cliente – adequando esses sonhos ao seu próprio perfil financeiro. Comparação de preços, planilhas de gastos, cronograma de contratações e o acompanhamento profissional de toda a organização, sempre prezando pela tranquilidade e confiança dos noivos no resultado final.

“Toda noiva merece ter uma assessoria completa, que acompanhe e esteja em todo o processo do casamento, alinhando tudo de forma mais adequada ao perfil do casal. É uma oportunidade para realizar o máximo possível com o orçamento que se tem e com muito menos preocupação no pré-casamento. A dica que eu dou é sempre contratar um profissional, mesmo que seja em uma consultoria ou assessoria parcial”, indica nossa especialista Julyany Ventura, wedding planner há mais de 15 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *