Checklist de casamento: organizando as tarefas para o grande dia

planejar-casamento

O checklist  de casamento é uma das principais ferramentas para se organizar

 

Planejar o casamento não é tarefa fácil, e sobre isso nós entendemos bem. Muitos casais, porém, não sabem o mesmo, e acabam ganhando um segundo emprego ao não contratarem uma assessoria. Evitar isso, com organização de tarefas dentro do tempo disponível, é parte do nosso trabalho. Para tanto, uma das ferramentas utilizadas é o checklist de casamento.

O checklist é uma lista de verificação, feita para que possamos acompanhar a evolução dos preparativos para o grande dia e garantir que tudo seja feito a tempo. É um recurso valioso para evitar imprevistos, correria e estresse –  ou seja, os piores pesadelos de todo casal.

É comum que os planos se iniciem com um ano de antecedência (comum mas não regra, ok?). Se você está começando a preparar o seu grande dia, este artigo traz a ajuda perfeita para você. Preparamos um checklist para casamentos resumido, com as principais tarefas a serem cumpridas em cada trimestre. A ideia é te auxiliar a entrar nessa nova fase da vida, e sem desespero!

 

1 ano antes do casamento

 

calendario-casamento

  • Verifiquem o orçamento para o casamento: essa é uma das etapas mais importantes do planejamento. Se você tem dúvidas sobre como fazer isso, leia o nosso post sobre como organizar o orçamento do casamento.
  • Definam a data: Para escolher o dia do casamento, verifiquem os feriados e considerem ainda as estações do ano. Hoje, muitos casais escolhem se casar em dias úteis. Se é uma opção viável para vocês e seus convidados, por que não?
  • Contratem a assessoria para o casamento: Acompanhamento profissional é definitivo para o bom andamento de todo o restante da organização do casamento. Para entender melhor o porquê, veja nosso post em que listamos 5 motivos para contratar uma assessoria.
  • Escolham o local: Se vocês já escolheram onde irão se casar, reservem o quanto antes para garantir a data. Caso ainda não tenham tomado essa decisão, considerem como vocês sonharam o casamento e escolham um local que combine com essa proposta, que comporte os seus convidados e claro, que caiba no orçamento.
  • Comecem uma agenda de preparativos: Definam as prioridades de contratação de cada mês, e se dediquem a cumpri-la. A assessoria os auxiliará a estabelecer a ordem de contratações, mas lembrem-se de priorizar profissionais que normalmente só realizam um evento por dia, como fotógrafos, videmakers e decoradores.
  • Iniciem a pesquisa de fornecedores e inspirações: Comecem a acompanhar os trabalhos de profissionais que poderão atuar no seu casamento. A assessoria também auxiliará com sugestões, facilitando a procura. É hora também de reunir  inspirações de penteados, trajes, decoração, vídeos. Assim, quando chegar a hora de contratar, vocês terão muito mais clareza sobre o que querem.

 

9 meses antes do casamento

  • Comecem os preparativos da lua-de-mel: É hora de definir como será a lua-de-mel. Se forem viajar, escolham destino e, se quiserem mais comodidade, procurem uma agência de viagens especializada. Não se esqueçam ainda de providenciar todos os documentos e vacinas necessários. Caso não viajem, há diversas opções de hoteis preparados para uma noite inesquecível.
  • Façam as consultas médicas necessárias: Não se esqueçam de cuidar da saúde! É o momento de consultar médicos, especialmente ginecologistas e urologistas.

 

6 meses antes do casamento

  • Criem o site para o casamento: Lá, vocês reunirão informações sobre o casamento, listas de presentes e outros dados que acharem necessários para seus convidados.
  • Preparem os convites para o casamento.
  • Escolham e convidem padrinhos, madrinhas, damas e pajens: Para te ajudar a entender quem são as melhores pessoas para apadrinhar o casal, preparamos um post especial. Acesse aqui.
  • Contratem o/a celebrante.
  • Escolha o vestido de noiva: Chegou uma das horas mais empolgantes da preparação casamento! E a antecedência é fundamental para garantir o modelo dos sonhos.

 

3 meses antes do casamento

roupa-do-noivo

  • Comecem as entregas dos convites: Se vocês têm convidados fora do país ou vão realizar um Destination Wedding, enviem com pelo menos 120 dias de antecedência. Para convidados no mesmo país e em cidades diferentes, a antecedência é de 60 dias. Quem mora na mesma cidade pode receber o convite entre 30 a 45 dias antes.
  • Organizam os chás: Chá de panela, chá-bar… é hora de começar a prepará-los!
  • Roupa do noivo: É hora de escolher o traje de noivo, afinal ele também precisa estar deslumbrante para o grande dia.

 

1 mês antes do casamento

casal-casamento

  • Ensaio do casamento e reuniões finais: Hora dos ajustes finais com fornecedores e ensaio da cerimônia. A assessoria é responsável por acompanhar e coordenar essa fase junto ao casal.
  • Cuidem bem da alimentação e da saúde: isso é importante não só durante a preparação do casamento, mas em toda a vida. De qualquer forma, nesse período redobrem a atenção e não façam nenhuma extravagância. Afinal, é sempre melhor prevenir!
Seguir o checklist de casamento é essencial para que tudo corra com a maior tranquilidade possível. Afinal, preparar o casamento não precisa se tornar um pesadelo, especialmente se você conta com ajuda profissional. Para entender melhor a necessidade do auxílio de uma assessoria de casamentos especializada, leia o nosso artigo: Existe Cerimonial do Dia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *