Destination Wedding em Minas: Caraça

Conheça mais sobre esse Santuário da natureza, da história e dos apaixonados

 

Há apenas 120 km de Belo Horizonte, um verdadeiro paraíso aguarda quem quer se casar perto da natureza. Estamos falando do Santuário do Caraça, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de mais de 11 mil hectares que, protegida por sua serra, abriga belezas inestimáveis.

O Caraça está localizado no município de Santa Bárbara, e é lar para centenas de espécies da fauna e da flora brasileiras, muitas delas já em extinção. O lugar tem ainda um conjunto arquitetônico que, somado à sua história, o tornam ainda mais interessante.

Para você conhecer um pouco: os primeiros registros que se tem do Caraça são do início do século XVIII. Aparentemente, existiam ali garimpos, o que é bem comum em Minas Gerais. Por volta de 1770, o terreno foi comprado pelo religioso Irmão Lourenço, que fez as primeiras construções e tornou o lugar um destino de peregrinação.

O local continua sendo administrado por padres, e no século XIX se transformou em um colégio e seminário, onde estudaram nomes como Afonso Pena e Artur Bernardes, ex-presidentes da república. Os próprios Dom Pedro I e Dom Pedro II visitaram o colégio, que continuou funcionando até 1968, quando um incêndio que começou na biblioteca destruiu parte das instalações.

Desde então, o Caraça funciona como lugar de visitação (por turistas, pesquisadores e religiosos) e hotel, e hoje tem estrutura completa para receber eventos, inclusive casamentos inesquecíveis.

A Igreja do Caraça

Foto: Paulo Sá Fotografia

 

Não poderíamos falar de casamentos no Caraça sem contar sobre a Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, que encanta por sua beleza e altivez. Diferente das tradicionais igrejas barrocas de Minas, a Igreja do Caraça foi construída em estilo neogótico.

Foto: Rogerio Siqueira

Ela foi a primeira do Brasil nesse estilo, e uma das únicas a ser construída sem mão-de-obra escrava. Alta, clara e com grandes colunas, ela é repleta de mármores e vitrais lindíssimos, e tem ainda um órgão de tubos (!!!), que acrescenta muito mais encanto  para as celebrações realizadas ali.

Quem quiser se casar na Igreja do Caraça, deve atender a exigências específicas:

  • O agendamento da cerimônia deve ser feito com antecedência de pelo menos 30 dias (mas recomendamos que você faça isso bem antes! Afinal, a concorrência pelas datas e acomodações é grande).
  • Para marcar uma data, os noivos devem levar: xerox da identidade, batistério atualizado, certificado de conclusão do curso de noivos, comprovante de endereço e cópia da certidão de casamento no civil (ou protocolo de marcação).

 

Foto: Pollyana Oliver/Focus Image

 

Vitrais da Igreja do Caraça. Foto: Marina Ushiro

 

Para a recepção

Os jardins do Caraça. Foto: Nindy Barros.

Para acomodar os convidados, o Caraça tem 280 leitos disponíveis. Além dos quartos localizados no núcleo central, há ainda casas que podem ser alugadas separadamente, para quem quiser se sentir mais à vontade. Para a recepção, os casais podem optar pelos amplos espaços dos refeitório e/ou pela Fazenda do Engenho, uma pousada autônoma dentro do espaço do Santuário.

Especialmente para o buffet, há uma opção interessante: o local oferece esse serviço, e os pratos são feitos com alimentos produzidos ali mesmo!

Uma coisa importante: o Santuário cobra taxa de entrada. Portanto, é importante se lembrar de negociar sobre os ingressos de seus convidados logo que for marcar a sua data.

Foto: Nindy Barros

 

Dica: Se você se encantou pelo Caraça mas não quer/pode realizar lá a sua cerimônia, pense como uma opção também para as sessões de fotos. É uma chance de ter memórias eternizadas com paisagens incríveis! Outra ideia para aproveitar esses cenários fazer um Elopement Wedding. Que tal?

 

Pré-wedding no Caraça. Foto: Luiza Castro.

 

Se inspirou? Quer saber como transformar os detalhes dessa ideia em realidade? Deixe aqui as suas dúvidas e comentários, ou venha tomar um café conosco! Para saber sobre mais destinos incríveis para se casar em Minas, leia nossas matérias sobre Casar em Tiradentes e Casar em Ouro Preto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *