Destination Wedding em Minas: São João del Rei

 

Localizada a 184 km de Belo Horizonte e apenas 11km de Tiradentes, São João Del Rei é um dos destinos mineiros mais procurados para casamentos. Muitos casais que passam pela cidade se encantam com suas igrejas, arquitetura e paisagens.

“Personagem” importante na história de Minas Gerais, São João Del Rei foi fundada em 1704. Na época, o município era chamado Arraial Novo Rio das Mortes. Por séculos a extração de ouro foi a principal atividade econômica que movia a cidade, assim como várias outras do estado que também são parte da Estrada Real. Hoje, a economia é baseada especialmente no turismo e no comércio.

Quem decide se casar em São João Del Rei encontra opções maravilhosas não só de igrejas, mas também de hotéis e espaços ao ar-livre. Entre esses, um campo de golfe e até uma reserva natural com cachoeira!

São João del Rei: Casar na igreja

Somente no centro histórico de São João Del Rei, encontramos 5 igrejas em estilo colonial barroco: São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora das Mercês, a Catedral Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Em todas, é muito importante marcar a data com antecedência de pelo menos um ano. Isso devido à grande concorrência, especialmente nas igrejas de Nossa Senhora do Carmo e de São Francisco. Segundo as secretarias, cada um dos templos recebe pelo menos quarenta casamentos ao ano.

Além disso, é necessário se atentar às rígidas regras de cada igreja, relativas, por exemplo, ao número de padrinhos permitidos ou da música a ser tocada. Algumas, não cumpridas, podem geram multas para o casal.

 

Localizada no Largo do Carmo, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo é uma das preferidas dos casais. De fácil acesso, ela é ainda uma das principais igrejas coloniais da cidade. Sem o douramento comum das igrejas mineiras construídas durante a fase áurea do rococó ela tem, além de um riquíssimo interior, a portaria decorada por esculturas.

 

Foto: Beni Jr – www.beni.com.br –

 

A Igreja de São Francisco de Assis é um dos principais marcos da arte colonial brasileira, e é muito famosa pela beleza de sua arquitetura e riqueza de suas talhas, além da contribuição do Mestre Aleijadinho nas obras. Foto: Beni Jr – www.beni.com.br –

 

Apesar de um pouco menos concorrida que as duas anteriores, a igreja de Nossa Senhora das Mercês é considerada por alguns a dona da vista mais bonita da São João Del Rei.

Foto: Morandi FotoCinegrafia

 

A Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, por sua vez, está logo no centro da cidade, e é a sede da Diocese de São João Del Rei.

Tombada pelo IPHAN, a Basílica de Nossa Senhora do Pilar é a única da cidade com talhas douradas no altar. Foto: Reprodução Pedro Vilela MTur

 

Não podemos deixar de lado a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga de toda a cidade. Construída em 1719 pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, ela tem o interior mais simples que as outras. Isso não significa que ela seja menos bonita, pois lá, charme é o que não falta.

Foto: Reprodução Morandi Cinefotografia

São João Del Rei: Casar ao ar livre

 

Foto: Reprodução

As opções para quem quer se casar ao ar livre em São João Del Rei são interessantes. O Gran Hill Hotel e Golfe é uma delas. O resort abriga um amplo gramado de golfe, além de uma bela vista. Ideal para quem quer se casar com ares do campo, sem perder a sofisticação. A estrutura abriga tanto a cerimônia como a recepção, e é ideal para cerimônias diurnas, especialmente no fim da tarde.

 

 

 

Fotos: Laura Fonseca

 

 

 

 

 

 

 

A Reserva Natural do Cala Boca, por sua vez, é um espaço às margens da BR-265 e, além do espaço para as cerimônias, tem uma cachoeira à disposição do casal. Ideal para quem procura muito contato com a natureza! Além de belezas naturais, o local conta com estrutura completa para o buffet.

Além de uma lindíssima cachoeira, a Reserva do Cala Boca tem estrutura completa para casamentos. Fotos: Reprodução.

São João del Rei: Salões de festas

 

Casais que procuram por espaços para recepções mais íntimas e aconchegantes encontrarão no Espaço Villara uma ótima opção. Apesar do espaço ser muito apropriado para mini weddings, casais que planejam receber muitos convidados também podem optar pelo lugar, que tem capacidade para até 783 pessoas.

Foto: Beni Jr – www.beni.com.br –

 

Foto: Reprodução Morandi Fotocinegrafia

Quem precisa de espaços ainda mais amplos, tem à disposição o Fernando Magno Sport Center e a Associação dos Sargentos do 11 BI (CESC), grandes salões localizados logo no centro da cidCESC, Fotos: Reprodução Morandi Fotocinegrafia

Quando se fala de casamentos, São João Del Rei é uma cidade versátil, com opções para todos os gostos. Se encantou por alguma das opções que mostramos? Entre em contato para conversarmos mais sobre o assunto! Quer ler mais sobre locais para Destination Wedding em Minas Gerais? Leia os nossos posts sobre Casamento em Ouro Preto, Casamento em Tiradentes e Casamento no Caraça!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *