Eco Wedding: uma ideia de amor

O Eco Wedding é uma tendência, mas também uma atitude de responsabilidade e cuidado com o planeta. Já pensou em aderir ao casamento sustentável? A ideia é reduzir o impacto ambiental do seu grande dia com práticas que podem ser aplicadas tanto por casais mais alternativos, quanto pelos mais glamourosos.

Para te ajudar a entender como colocar isso em prática, preparamos algumas dicas. Se não for possível adotar todas, que tal incorporar pelo menos três para o seu grande dia? Fica aí o desafio.

 

Produza o mínimo de lixo 

 

Sempre que possível, priorize materiais consumíveis ou que possam ser reutilizados pelos convidados. O bolo, por exemplo, pode ser decorado com frutas ou flores comestíveis, no lugar de flores e folhas que serão jogadas fora. Para as lembrancinhas, plantas ou presentes em recipientes de vidro, que podem ganhar novo uso, são uma boa.

 

O cardápio, por sua vez, pode ser escrito em um quadro negro ou em um espelho. Se você for mais tradicional, pode optar por imprimir o menu em materiais reciclados ou certificados – ou seja, produzido pelas indústrias que seguem normas que garantem o mínimo de impacto possível. O mesmo vale para convites e embalagens.

 

Prefira materiais de procedência sustentável

 

Para o buffet, que tal alimentos orgânicos? Além de mais saudáveis e saborosos, eles são produzidos sem agrotóxicos. Converse com seu fornecedor e garanta que tudo será feito com materiais de produtores locais.

 

Para as roupa do noivo, o linho é uma ótima opção. O tecido, além de natural, não requer tingimento. O aluguel também é uma boa alternativa, tanto para noivos, quanto para damas, pajens e até como sugestão para os convidados que pretendem comprar a roupa para o casamento. Existem excelentes lojas especializadas em aluguel de roupas, que entregam variedade e qualidade.

Economize energia

Casamentos de dia são ótimos para aproveitar a luz natural e ter fotos maravilhosas. Se o seu sonho é se casar de dia, a sugestão é utilizar velas em alguns pontos da decoração.

Fazer a cerimônia e a festa em locais próximos é uma maneira de diminuir os deslocamentos e, consequentemente, a emissão de CO2.

Use a criatividade

Vidros, garrafas, caixotes, barris e objetos vintage (mesmo os que não funcionam) podem ganhar nova vida na sua decoração. Converse com a empresa contratada sobre possíveis alternativas para reaproveitar materiais de forma apropriada e linda para o seu casamento. A ideia é especialmente aplicável em mini weddings, que são casamentos com o máximo de personalização.

 

 

Doe o excedente

 

É comum que, após a festa, lembranças e brindes, como chinelos, fiquem excedentes . Que tal dar um fim social para estes materiais e doá-los para alguma pessoa necessitada, creche, igreja, hospital, asilo ou  instituição filantrópica?

Se você gostou da ideia, te relembramos o desafio de aplicar pelo menos  três das nossas sugestões da nossa dica. Quer ajuda para saber sobre onde começar? Entre em contato e fale com a gente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *